Estudos diverso #6
01 - O Químico escocês Alex Johnstone deu uma importante contribuição para o ensino de Química ao dividir o conhecimento químico em três níveis de conhecimento. São eles: macroscópico, submicroscópico e simbólico. O autor considera que nenhum dos níveis de conhecimento é mais importante que o outro e todos os níveis devem ser considerados de forma igualitária no ensino de Química, o que nem sempre acontece nas aulas de Química. FONTE: JOHNSTONE, Alex H. Teaching of Chemistry – Logical or Psychological? Chemistry Education: Research and Practice in Europe, vol. 1, no. 1, p. 9 – 15. 2000. Sobre os níveis de conhecimento Químico, assinale a alternativa CORRETA:
A) As aulas experimentais demonstrativas permitem que os alunos tenham contato apenas com o nível macroscópico, dispensando os demais níveis.
B) A Química explica o mundo macroscópico através de modelos e teorias submicroscópicos, por meio dos símbolos e linguagem específica desta ciência.
C) O nível submicroscópico é o nível do conhecimento que os alunos mais apresentam dificuldade, por isso, é importante que os professores foquem mais neste nível.
D) As aulas de Química tradicionais focam apenas no par simbólico-macroscópico, dando menor importância ao nível submicroscópico.
02 - “Com os dispositivos móveis (notebook, celular ou tablet), constituiu-se uma nova relação entre o espaço e tempo de aprender relacionados ao acesso às informações contidas neles. Assim, as pessoas não precisam estar em casa ou em local que tenha computadores para acessar as informações.” (FIORI e GOI, 2020, p.222) FONTE: FIORI, Raquel, & GOI, Mara Elisângela J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v. 18 (ESPECIAL), p. 218-242. 2020. Sobre o uso de dispositivos móveis no ensino, assinale a alternativa CORRETA:
A) Não existem aplicativos para dispositivos móveis que possibilitem a realização de atividades de Química Orgânica.
B) Uma possibilidade para o uso de dispositivos móveis em sala de aula é solicitar que os alunos realizem pesquisas na internet.
C) Não há limitações para o uso de dispositivos em sala de aula, já que todos os alunos possuem celulares e internet móvel.
D) O uso de dispositivos móveis substitui a utilização de outros dispositivos, como projetor de slides e computador.
03 - Embora as tecnologias tenham avançado muito nas últimas décadas, a educação ainda segue um modo tradicional e ultrapassado, no qual o conhecimento está nas mãos do professor e cabe ao aluno o papel de mero receptor do conteúdo. Apesar disso, há muitas iniciativas por parte dos pesquisadores das áreas de educação para que novas metodologias sejam desenvolvidas e inseridas no contexto escolar. Uma delas é o ensino por investigação. Sobre as características do ensino por investigação, assinale a alternativa CORRETA:
A) O objetivo do ensino por investigação é a formação de futuros pesquisadores e técnicos de laboratório, sendo mais adequado para o ensino profissionalizante.
B) No ensino por investigação, a ação do professor é expor o conteúdo inicial e, posteriormente, conduzir pesquisas sobre os temas previamente estabelecidos.
C) A premissa do ensino por investigação é que o aluno tenha apoio do professor, mas seja o agente do próprio conhecimento, capaz de raciocinar sobre o conteúdo estudado.
D) O ensino por investigação é uma metodologia adequada para alunos dos anos iniciais, porém insuficiente para os alunos do ensino médio, que precisam de conteúdos específicos e aprofundados para prestar vestibular.
04 - Existem diversos recursos que podem ser utilizados em uma apresentação utilizando as tecnologias digitais para tornar o conteúdo mais interessante para quem assiste. Ao elaborar uma apresentação visual, por exemplo, é interessante que o autor utilize recursos como imagens atrativas e não coloque um texto corrido muito grande, que o público não conseguirá ler. Um recurso que pode ser utilizado é a nuvem de palavras, que é uma forma gráfica de organizar termos mencionados por um grupo de pessoas. Sobre a nuvem de palavras, assinale a alternativa CORRETA:
A) É um bom recurso para utilizar em palestras, porém não é aplicável em sala de aula, devido à idade dos alunos.
B) Permite identificar um ou mais pensamentos em comum de um grupo de pessoas respondendo a uma pergunta ou afirmação.
C) Quanto maior a frequência de um termo, menor esse termo aparece na nuvem de palavras.
D) A nuvem de palavras cria um efeito visual semelhante a um gráfico de barras.
05 - “A educação no século anterior era feita em uma sala de aula, onde o professor utilizava um quadro para transmitir o aprendizado. Essa forma de ensino mudou ao longo do período para a forma híbrida, na qual integram-se aulas presenciais e ambientes virtuais, dando espaço para o Ensino a Distância (EaD), que tem a internet como meio de disponibilização de informações.” (FIORI e GOI, 2020, p.222) FONTE: FIORI, Raquel, & GOI, Mara Elisângela J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v. 18 (ESPECIAL), p. 218-242. 2020. Sobre o papel das TICs no ensino a partir do início dos anos 2020, considerando o contexto do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, assinale a alternativa CORRETA:
A) Aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de Química.
B) Intermediar e viabilizar a troca entre professores e alunos.
C) Enriquecer as aulas tradicionais.
D) Facilitar o compartilhamento de material didático.
06 - Os vídeos estão presentes em diversos momentos da vida de alunos e professores. São utilizados para entretenimento, propagandas, comunicação nas redes sociais e diversas outras aplicações. Sendo assim, é possível pensar na utilização de vídeos também no contexto escolar. Sobre a utilização de vídeos no ensino de Química, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os vídeos devem ser utilizados como um recurso extraclasse, complementar ao conteúdo abordado em sala de aula e não devem ser exibidos durante atividades presenciais.
B) O vídeo é um recurso autoexplicativo e, por essa razão, os nativos digitais tendem a utilizar videoaulas para seu aprendizado.
C) Os vídeos devem ser utilizados para preencherem lacunas, como ausência de um professor ou algum tempo vago na escola.
D) O professor deve selecionar vídeos que dialoguem com suas intenções em uma atividade didática para que sua utilização não seja mera alegoria.
07 - De acordo com Barbosa e Souza (2019), as redes sociais virtuais são ferramentas facilmente utilizadas e amplamente acessadas, que não ficam localizadas geograficamente em um local determinado. Para os autores, o conceito de “rede social” é anterior à existência da internet e representa as trocas sociais e a necessidade de interagir e compartilhar informação entre os seres humanos. FONTE: BARBOSA, Cristiane; SOUSA, Jorge Pedro. Comunicação da ciência e redes sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica. Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. p. 279-289. Universidade do Minho. Portugal : 2019. Sobre as redes sociais virtuais, assinale a alternativa CORRETA:
A) São de fácil acesso para os alunos, mas os professores apresentam dificuldades em seu manuseio, não utilizando essa ferramenta com frequência.
B) São um espaço de diversão e entretenimento, cujos recursos podem dispersar os alunos e, por isso, não são úteis para o ensino.
C) Podem ser excelentes aliadas na divulgação científica, pois são acessadas por milhões de pessoas em todo o mundo.
D) A intenção das redes sociais é a de disseminar conteúdo, porém elas não são úteis para a interação entre usuários.
07 – De acordo com Barbosa e Souza (2019), as redes sociais virtuais são ferramentas facilmente utilizadas e amplamente acessadas, que não ficam localizadas geograficamente em um local determinado. Para os autores, o conceito de “rede social” é anterior à existência da internet e representa as trocas sociais e a necessidade de interagir e compartilhar informação entre os seres humanos. FONTE: BARBOSA, Cristiane; SOUSA, Jorge Pedro. Comunicação da ciência e redes sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica. Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. p. 279-289. Universidade do Minho. Portugal : 2019. Sobre as redes sociais virtuais, assinale a alternativa CORRETA:
A) São de fácil acesso para os alunos, mas os professores apresentam dificuldades em seu manuseio, não utilizando essa ferramenta com frequência.
B) São um espaço de diversão e entretenimento, cujos recursos podem dispersar os alunos e, por isso, não são úteis para o ensino.
C) Podem ser excelentes aliadas na divulgação científica, pois são acessadas por milhões de pessoas em todo o mundo.
D) A intenção das redes sociais é a de disseminar conteúdo, porém elas não são úteis para a interação entre usuários.
08 - De acordo com Lewthwaite (2014), a experimentação é uma atividade de ensino e aprendizagem que envolve a observação ou manipulação de objetos, materiais ou representações. Para o autor, a experimentação é uma parte tradicional da Química na sala de aula, o que fez com que este pesquisador observasse como o professor pensa sobre o trabalho prático em sala de aula. FONTE: LEWTHWAITE, Brian. Thinking about practical work in chemistry: teachers’ considerations of selected practices for the macroscopic experience. Chemical Education Research and Practice, v.15, p. 35-46. 2014. Sobre a experimentação no ensino de Química no contexto de Lewthwaite, assinale a alternativa CORRETA:
A) O uso de simuladores de reações químicas pode ser considerado experimentação de acordo com o pensamento de Lewthwaite.
B) As reações químicas demonstradas pelos professores, mas que não são manuseadas pelos alunos não podem ser consideradas experimentações.
C) Só pode ser considerado experimentação a atividade prática realizada em laboratório com manuseio dos materiais.
D) O uso de simuladores substitui completamente a realização de experimentos no ensino de Química.
09 - O avanço das TICs trouxe muitas mudanças para a sociedade, inclusive no âmbito da educação. Embora as tecnologias avancem rapidamente, o mesmo não acontece com o processo educacional, e a escola de hoje não é feita para os alunos dos tempos atuais, os nativos digitais. Esses alunos são capazes de encontrar rapidamente todo o conteúdo de uma aula tradicional utilizando uma ferramenta de busca da web. Sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
A) Estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a autonomia dos seus estudantes, ensinando como utilizar uma informação.
B) Indicar as páginas da web (sites) adequadas para que os alunos pesquisem todo o conteúdo por conta própria.
C) Tornar suas aulas mais interessantes para que o aluno não busque todo o conteúdo pela internet.
D) Expor os conteúdos que o aluno precisa aprender, para que ele tenha acesso à informação.
10 - Devido ao alcance potencial das redes sociais, muitos institutos de pesquisa e universidades utilizam as redes para a divulgação ou difusão científica. Assim, mesmo em momentos de entretenimento, o usuário das redes pode ter acesso a conteúdos relacionados com a ciência, por meio de fontes confiáveis e de forma dinâmica e interessante. De acordo com a divulgação e difusão científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Divulgação científica e difusão científica são sinônimos em todos os contextos.
( ) A divulgação científica tem como público alvo a população em geral. Já a difusão científica pode ser tanto para o público leigo quanto para o público especializado.
( ) A difusão científica tem como alvo apenas o público leigo, e a divulgação científica tem como público alvo os especialistas em um assunto específico.
( ) A divulgação científica se limita ao público escolar, enquanto a difusão científica visa comunicar-se com o público em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – V – F – F.
B) V – V – F – F.
C) F – F – V – V.
D) V – F – V – V.
11 - “Nos dias atuais, muito se tem falado a respeito de Web 2.0. O conceito para o termo foi criado por Tim O’Reilly, em 2003, o qual diz que Web 2.0 é “a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma”. Segundo o conceito elaborado por O’Reilly, a regra fundamental da Web 2.0 é o aproveitamento da inteligência coletiva.” FONTE: DANTAS, Tiago. "Web 2.0"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/web-20.htm. Acesso em: abr. 2021. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O conteúdo da web 2.0 é sempre confiável e de qualidade, pois só os especialistas conseguem disponibilizar conteúdos.
B) O que diferencia as gerações da Web é a tecnologia envolvida, considerando o desenvolvimento tecnológico de cada época.
C) Toda a informação disponível na web 1.0 era unidirecional, não permitindo interação entre quem publicou e quem recebeu a informação.
D) Para publicar na web 2.0 é necessário um grande conhecimento de informática, necessitando de auxílio profissional para publicação de conteúdo.
12 - Os programas editores de molécula, embora não sejam programas com finalidade pedagógica específica, podem ser excelentes ferramentas para os professores, desde que estes façam um planejamento metodológico adequado para o uso desses programas. Assim, é possível utilizá-los em aulas de diversos conteúdos dentro da Química, contribuindo para que os alunos aprendam sobre assuntos nos quais poderiam ter mais dificuldade sem o uso destas ferramentas. Sobre o conteúdo mais adequado para trabalhar a utilização de programas editores de moléculas no ensino de Química, assinale a alternativa CORRETA:
A) Isomeria.
B) pH e pOH.
C) Funções Inorgânicas.
D) Tabela periódica.
13 - O BIOE é um importante repositório digital disponibilizado pelo Ministério da Educação brasileiro. Em 2015, este repositório digital contava com quase 20 mil conteúdos publicados das mais diversas áreas da educação, sendo quase dois mil deles relacionados com a área da Química (LEITE, 2015). FONTE: LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e prática na formação docente. 1 ed. Curitiba : Appris. 2015. Sobre o BIOE, assinale a alternativa CORRETA:
A) Qualquer professor pode disponibilizar conteúdos na plataforma, sem necessidade de avaliação.
B) Sua sigla significa Banco Integrado de Objetos de Estudo.
C) Contém recursos digitais variados, como áudios, vídeos e exercícios.
D) Possui conteúdo apenas para a educação básica.
14 - O Almanaque Sonoro da Química é um repositório digital elaborado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), contendo materiais sobre o cotidiano dos estudantes, abordando temas como cosméticos, conservação de alimentos, entre outros. Sobre as características do Almanaque Sonoro da Química, assinale a alternativa CORRETA:
A) Tem o formato de um programa de auditório, apresentando vídeos sobre a Química no cotidiano.
B) Por ser um repositório específico com conteúdos de Química, não é possível utilizá-lo para atividades interdisciplinares.
C) Tem o formato de um programa de rádio, com vinhetas, apresentador e entrevistas, em episódios curtos e lúdicos.
D) É um repositório que permite trabalhar apenas conteúdos de Química Orgânica e meio ambiente.
15 - Em 2001, o escritor norte-americano Marc Presky cunhou os termos “nativos digitais” e “imigrantes digitais” para diferenciar a forma como a tecnologia é utilizada entre os que nasceram antes e os que nasceram depois da invenção e popularização da internet. A forma como nativos digitais e imigrantes digitais se relacionam com as redes e obtêm informação através delas é diferente e têm influência na forma como esses grupos aprendem. FONTE: PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: abr. 2021.
Sobre os nativos e os imigrantes digitais e a educação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Nativos digitais.
II - Imigrantes digitais.
( ) A maior parte dos alunos que está atualmente em sala de aula.
( ) Aprendem preferencialmente utilizando manuais, livros e cadernos.
( ) Realizam tarefas simultâneas no computador com facilidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I – I – II.
B) II – I – II.
C) II – II – I.
D) I – II – I.
16 - O PhET Interactive Simulation é um repositório digital que foi desenvolvido por uma universidade norte americana e que já conta com milhões de simulações entregues na área de ciências e matemática. Há muito conteúdo disponível em inglês, porém também é possível encontrar alguns simuladores traduzidos para o português, como o intitulado “Reagentes, Produtos e Excesso”. Sobre o PhET, assinale a alternativa CORRETA:
A) A simulação realizada no PhET tem como objetivo substituir a aula experimental mesmo em escolas que têm laboratórios e recursos.
B) Não é possível utilizar os simuladores do PhET em aulas de nível superior, pois todos os conceitos abordados são muito básicos.
C) A simulação é um recurso didático capaz de fazer com que o aluno aprenda conceitos químicos sem a necessidade de mediação do professor.
D) A vantagem da utilização dos simuladores do PhET é facilitar a visualização de alguns conceitos e elementos que podem ser abstratos para os alunos.
17 - A pandemia da COVID-19 trouxe muitas mudanças para a sociedade devido à necessidade de isolamento social para diminuir a transmissão do vírus, que ocasionou, entre outras coisas, o fechamento de escolas no Brasil e no mundo. Com isso, as instituições de ensino precisaram se adaptar a uma realidade que estava cada vez mais próxima, mas que ainda não era a realidade da maioria das escolas e universidades brasileiras: a utilização da tecnologia para intermediar o processo de ensino e aprendizagem. Sobre as mudanças que ocorreram na utilização das tecnologias no campo do ensino de Química a partir de 2020, assinale a alternativa CORRETA:
A) A utilização de vídeos no ensino de Química já era um recurso utilizado pelos professores nas salas de aula que dispunham de recursos tecnológicos.
B) Nos anos anteriores a 2020, não havia uso de recursos tecnológicos nas salas de aula para o ensino de Química, devido às limitações desta ciência.
C) Os dispositivos móveis não são recursos didáticos digitais utilizados atualmente, pois os estudantes ficam dispersos ao utilizá-los em aula.
D) Todos os recursos digitais utilizados pelos professores após a pandemia já estavam adaptados à linguagem da Química.
18 - A pandemia da COVID-19 trouxe muitas mudanças para a sociedade devido à necessidade de isolamento social para diminuir a transmissão do vírus, que ocasionou, entre outras coisas, o fechamento de escolas no Brasil e no mundo. Com isso, as instituições de ensino precisaram se adaptar a uma realidade que estava cada vez mais próxima, mas que ainda não era a realidade da maioria das escolas e universidades brasileiras: a utilização da tecnologia para intermediar o processo de ensino e aprendizagem. Sobre as mudanças que ocorreram na utilização das tecnologias no campo do ensino de Química a partir de 2020, assinale a alternativa CORRETA:
A) A utilização de vídeos no ensino de Química já era um recurso utilizado pelos professores nas salas de aula que dispunham de recursos tecnológicos.
B) Nos anos anteriores a 2020, não havia uso de recursos tecnológicos nas salas de aula para o ensino de Química, devido às limitações desta ciência.
C) Os dispositivos móveis não são recursos didáticos digitais utilizados atualmente, pois os estudantes ficam dispersos ao utilizá-los em aula.
D) Todos os recursos digitais utilizados pelos professores após a pandemia já estavam adaptados à linguagem da Química.
18 - Na internet, é possível encontrar uma grande variedade de ambientes virtuais de aprendizagem. Pela característica dinâmica das redes, constantemente surgem novos recursos disponíveis para os AVAs existentes, sendo necessário que o professor se mantenha atualizado para que possa escolher o AVA que mais se adequa a sua necessidade. Uma vez que é importante que os alunos tenham adesão ao AVA escolhido, nem sempre o ambiente que oferece mais recursos será o mais adequado para todas as turmas. Sobre o AVA que apresenta como recursos integrados: agenda, correio eletrônico, elaboração e edição de documentos, serviço de videochamadas, assinale a alternativa CORRETA:
A) Moodle.
B) Khan Academy.
C) Edmodo.
D) Google Sala de Aula.
19 - “Ponto chave na aprendizagem a distância ou semipresencial, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) representam uma forma dinâmica e estruturada de estabelecer novos vínculos de aprendizado. A ferramenta mais utilizada para este fim é o Moodle, amplamente utilizado nas universidades brasileiras, mas praticamente inacessível para o professor das escolas públicas. Diversos outros AVAs mereceriam semelhante destaque, como o Blackboard, e-Proinfo e Teleduc, entre outros. Entretanto, esses AVAs padecem de uma grande burocratização de acesso para a realidade de nossas escolas.” (MORENO e HEIDELMANN, 2017, p.16) FONTE: MORENO, Esteban Lopez; HEIDELMANN, Stephany Petronilho. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. V.39, no.1, p.12-18, 2017. Sobre os AVAs, assinale a alternativa CORRETA:
A) É possível utilizar os AVAs para complementar e enriquecer disciplinas que ocorrem de forma presencial, mantendo o vínculo entre o aluno e a disciplina mesmo fora do horário de aula.
B) Os alunos do ensino médio apresentam dificuldades para a utilização de AVAs, pois preferem plataformas mais dinâmicas e interativas.
C) A utilização de AVAs não é adequada para o ensino superior, pois para que o aluno se forme profissional, é necessário que toda sua carga horária seja presencial.
D) Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são uma ferramenta útil exclusivamente para mediar cursos que ocorrem a distância.
20 - Os programas editores de moléculas químicas têm como finalidade a representação da fórmula estrutural de moléculas, em sua maioria orgânicas. Existem diversos programas disponíveis e cada um apresenta funcionalidades específicas e adequadas para o uso ao qual se propõe. Sobre editores de moléculas químicas, somente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) Avogadro, ChemSketch e ChemDraw.
B) PhET, BKChem e Jmol.
C) Khan Academy, GenChemLab e CurTiPot.
D) BIOE, Labvirt e Lavoisier.
Gabarito:
01 - B) A Química explica o mundo macroscópico de modelos e teorias submicroscópicas, por meio dos símbolos e linguagem específica desta ciência.
02 - B) Uma possibilidade para o uso de dispositivos móveis na sala de aula é solicitar que os alunos realizem pesquisas na internet.
03 - C) A proposta do ensino por investigação é que o aluno tenha apoio do professor, mas seja o agente do próprio conhecimento, capaz de raciocinar sobre o conteúdo treinado.
04 - B) Permite identificar um ou mais pensamentos em comum de um grupo de pessoas respondendo a uma pergunta ou afirmação.
05 - B) Intermediar e viabilizar a troca entre professores e alunos.
06 - O professor deve selecionar vídeos que dialoguem com suas intenções em uma atividade didática para que sua utilização não seja mera alegoria.
07 - C) Podem ser excelentes aliadas na divulgação científica, pois são acessadas por milhões de pessoas em todo o mundo.
08 – A) O uso de simuladores de reações químicas pode ser considerado experimentação de acordo com o pensamento de Lewthwaite.
09 - A) Estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a autonomia dos seus estudantes, ensinando como utilizar uma informação.
10 - A) F – V – F – F.
11 - C) Toda a informação disponível na web 1.0 era unidirecional, não permitindo interação entre quem publicou e quem recebeu a informação.
12 - A) Isomeria.
13 - C) Contém recursos digitais variados, como áudios, vídeos e exercícios.
14 - C) Tem o formato de um programa de rádio, com vinhetas, apresentador e entrevistas, em episódios curtos e lúdicos.
15 - D) I – II – I.
16 - D) A vantagem da utilização dos simuladores do PhET é facilitar a visualização de alguns conceitos e elementos que podem ser abstratos para os alunos.
17 – A) A utilização de vídeos no ensino de Química já era um recurso utilizado pelos professores nas salas de aula que dispunham de recursos tecnológicos.
18 - D) Google Sala de Aula.
19 - A) É possível utilizar os AVAs para complementar e enriquecer disciplinas que ocorrem de forma presencial, mantendo o vínculo entre o aluno e a disciplina mesmo fora do horário de aula.
20 - A) Avogadro, ChemSketch e ChemDraw.
Comentários
Postar um comentário