ESTUDOS DIVERSOS #04

 01 – Trazendo o contexto do período colonial, a sociedade possuía uma estrutura latifundiária, escravocrata e aristocrática, com uma economia agrícola. Reflete-se na educação o sentido da sociedade presente nessa época, no qual não se necessitava de pessoas que tivessem alguma instrução intelectual, pois era necessário prevalecer a submissão.

 

Desse modo, quais são os agentes que difundem esses processos de educação? Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

 

( ) Os índios, que instituem, a partir da humanização dos jesuítas, as exigências locais, recrutando fiéis e servos.

( ) Os jesuítas, que instituem, a partir da catequização dos índios, as exigências dominantes, recrutando fiéis e servos.

( ) Os professores, que instituem, a partir da difusão do conhecimento aos índios, as exigências dominantes, recrutando fiéis e servos.

( ) Não havia um agente único neste primeiro período. 

 

A) F-V-F-F. 

B) V-F-F-F. 

C) F-F-F-V.

D)V-V-F-F. 

 

02 - Temos um contexto histórico em relação à tecnologia e o conhecimento ligados à cultura e história de diversos povos, como os gregos, que são precursores de diversas conquistas e descobertas. Com isto, no período compreendido de 2700 a.C. e 1100 a.C., ocorre uma revolução tecnológica que proporcionou uma modificação no modo de vida dos povos.

 

Associe as colunas, em relação às afirmações referentes aos períodos históricos e as descobertas feitas no mesmo: (1) Idade do Bronze  (2) Idade da Pedra

 

( ) descoberta da liga metálica 

( ) descoberta da agricultura

( ) processo de fusão dos metais cobre e estanho

( ) revolução do sistema produtivo

 

Assinale a alternativa com a sequência correta: 

A)  1-1-2-2 

B)  1-2-1-2 

C)  1-2-1-1

D)  2-2-1-2 

 

03 - Temos que, segundo trecho que compõe o capítulo 2, a pedagogia relacional como área focada na exploração e posterior aplicação do conhecimento. No qual, a dinâmica da sala de aula é feita a partir do professor. Onde traz aos alunos o material a ser explorado e, após, os orienta a sistematizar o que foi explorado, o que pode ser feito de diversas formas: utilizando exercícios, desenhos, teatro etc.

 

Segundo Becker (2001), de que modo se compõe a atuação do professor nesse contexto da pedagogia relacional?

 

Assinale a alternativa correta: 

A) A atuação do professor é focada na epistemologia construtivista devido à sua compreensão de que o aluno só aprende a partir da memorização dos conteúdos (BECKER, 2001).

B)  A atuação do professor é focada na epistemologia construtivista devido à sua compreensão de que o aluno só aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua experiência e problematização (BECKER, 2001). 

C)  A atuação do professor não se encontra focada na epistemologia construtivista devido à sua aversão à compreensão de que o aluno só aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua experiência e problematização (BECKER, 2001).

D) A atuação do professor é focada na epistemologia intimista devido à sua compreensão de que o aluno só aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua própria experiência (BECKER, 2001). 

 

04 - Nos primeiros contatos com as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, discutimos sobre o contexto geral das tecnologias e suas aplicações na vida das pessoas. Com isso, foram abordados neste conteúdo conhecimentos sobre os desafios, potencial de aplicação e as dificuldades enfrentadas pelos avanços tecnológicos ao longo do tempo, com o objetivo de contextualizar sobre o papel do professor na era da informação.

 

Deste modo, o novo papel do professor está ligado a qual contexto? Assinale a alternativa correta:  

A)  O novo papel do professor está ligado ao processo de desuso das novas tecnologias para possibilitar a retomada do modelo tradicional para aprender em sala de aula. 

B)  O novo papel do professor está ligado ao processo de uso limitado das novas tecnologias, deixando de possibilitar aos alunos novas aprendizagens.

C) O novo papel do professor está ligado ao processo de aprimoramento do uso das novas tecnologias, possibilitando aos alunos outros modos de aprender em sala de aula e fora dela. 

D)  O novo papel do professor não está ligado ao processo de uso e aprimoramento das novas tecnologias, e devido a isto não possibilita aos alunos novas aprendizagens.

 

05 - A didática é o elemento que organiza a escola em seus conhecimentos em uma das partes do livro e, na outra parte, conhecimentos como moral, ciências, artes, línguas. Nesse contexto, temos o desenvolvimento da didática como um aporte ao trabalho do professor, compreendendo algumas características.

 

Em relação à característica “Didática como núcleo do trabalho docente”, podemos afirmar que compreende? Assinale a alternativa correta:

A)  Para estar compreendendo os problemas enfrentados pelos professores no dia a dia. 

B)  Não é um conjunto de ações que articula os conhecimentos que o professor possui, impede que possa atender tarefas da escolarização de crianças, jovens e adultos.

C)  Compreende a parte fundamental do trabalho, promovendo a atividade de ensinar e aprender. Constituída de um conjunto de ações que articula os conhecimentos que o professor possui para poder atender tarefas da escolarização de crianças, jovens e adultos. 

D)  Como parte fundamental e componente central do currículo dos cursos de licenciatura. 

 

06 - Atualmente temos um sistema que ainda não possibilita totalmente a utilização das tecnologias para a aprendizagem em sala de aula, resultando em um processo de exclusão digital. Deixando de lado que, no contexto da escola, a atuação das TICs vai ao encontro do desenvolvimento de habilidades ligadas ao espaço cognitivo que a tecnologia pode proporcionar.

 

De que forma as TICs podem complementar o ensino e outros instrumentos de aprendizagem? Assinale a alternativa correta: 

A)  As TICs não podem complementar os conteúdos presentes em livros, revistas etc. São ferramentas que diminuem o conhecimento. 

B)  As TICs não conseguem ampliar os conteúdos presentes em livros, revistas etc. Pois não são ferramentas que ampliam o conhecimento.

C)  As TICs podem complementar os conteúdos presentes em livros, revistas etc. São ferramentas que ampliam o conhecimento. 

D)  As TICs podem complementar os conteúdos presentes em sites, redes sociais etc. São ferramentas que ampliam o ensino. 

 

 

07 - As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no contexto do desenvolvimento tecnológico da humanidade, contribuindo no avanço de inovações e na melhoria das condições de vida das pessoas.

 

Assim, em relação à história do desenvolvimento das TICs no contexto mundial, em que lugar a tecnologia, ainda que não com esse nome, começa a ser desenvolvida? E qual o marco desta descoberta?

 

Assinale a alternativa correta: 

A)  O interesse pela tecnologia tem início no Império Romano, berço da civilização e das descobertas, com Galileu Galilei, em 200 d.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011). 

B)  O interesse pela tecnologia tem início no Brasil, berço da civilização e das descobertas, com Tales de Mileto, em 800 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011).

C)  O interesse pela tecnologia tem início na Grécia antiga, berço da civilização e das descobertas, com Tales de Mileto, em 700 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011). 

D) O interesse pela tecnologia tem início no Oriente Médio, berço da civilização e das descobertas, com Tales de Mileto, em 800 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011). 

 

08 - O automonitoramento do desempenho das relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.

 

Nesse contexto, analise as sentenças que seguem sobre automonitoria:

 

I – É a capacidade de compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.

II – As pessoas com essa habilidade têm maior probabilidade de sucesso em circunstâncias complexas.

III – As pessoas com essa habilidade apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.

IV – As pessoas com essa habilidade possuem menor controle da impulsividade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

A)  As sentenças I, II e IV estão corretas.

B)  As sentenças I, II e III estão corretas.

C)  As sentenças I, III e IV estão corretas.

D)  As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

 

09 - A educação no período da ditadura, assim como todas as decisões dos governantes do país, sofria fortes influências americanas, visto o contexto mundial que pairava com a Guerra Fria.

 

A partir desta influência americana temos a Reforma do Ensino Superior, que é baseada em qual estrutura? Considere as afirmações a seguir, distinguindo-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

 

( ) Estrutura com: ensino básico e profissional, com níveis de pós-graduação (mestrado e doutorado).

( ) Utilização da adoção do sistema de créditos universitários.

 

( ) Com ingresso no Ensino Superior via provas de vestibular.

( ) Adoção do sistema de cotas raciais para ingresso.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta: 

A)  V-V-V-V. 

B)  V-V-V-F. 

C)  F-V-F-V. 

D)  F-F-V-V.

 

10 - Chegamos à era da informação ao alcance de uma curtida ou post e das redes sociais, que todos nós conhecemos e utilizamos diariamente. As redes sociais são estruturas que conectam pessoas e/ou organizações socialmente conforme as relações estabelecidas (DUARTE; FREI, 2008). As redes são abertas, de acesso a todos, em que as pessoas se conectam por afinidade, interesses em comum, parentesco, divergências, trabalho e qualquer outro objetivo para trocar informações.

 

No contexto das redes sociais, destaca-se por ser um dos fundadores do Facebook, a rede mais acessada pela população mundial. Criada em 2004, tendo como seu principal nome à frente, o programador?

 

Assinale a alternativa correta:

 

A) O programador Mark Zuckerberg. 

B) O programador Jack Dorsey. 

C) O programador Evan Williams.

D) O programador Steve Jobs. 

 

11 - Uma alternativa que alia a tecnologia com a educação são os games, mais precisamente o processo chamado de Gamificação. O uso de jogos de videogame contribui cognitivamente em relação à memória, estratégia, resolução de problemas e imaginação (COSTA; MARCHIORI, 2015).

 

Com a Gamificação o aprendizado é construído por meio do uso dos games, este processo é chamado de?

 

Assinale a alternativa correta:  

A) Processo chamado de Vocational education.

B) Processo chamado de Learning by doing. 

C) Processo chamado de Educação exposta. 

D) Processo chamado de Know-how. 

 

12 - Quando surge o movimento de cunho pedagógico a “Escola Nova”, temos, pela primeira vez, educadores de profissão que denunciam o analfabetismo e outros problemas da educação. O Escolanovismo vai buscar na Europa suas origens, onde, já no século anterior, uma sociedade industrializada se preocupava com a individualidade do aluno.

 

Assim, no Brasil, os pioneiros da Escola Nova defendem quais princípios de educação? Sinalize as alternativas Verdadeiras (V) e Falsas (F):

 

( ) Os pioneiros defendem o ensino leigo, universal, gratuito e obrigatório.

( ) Defendiam a reorganização escolar.

( ) Não promoviam o questionamento do capitalismo dependente, pois enfatizavam a importância do Estado.

( ) Com a defesa do ensino não leigo, para filhos da classe alta, pago e obrigatório, a reorganização do sistema escolar sem o questionamento do capitalismo dependente.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta:  

A) V-V-V-F. 

B) F-V-F-V. 

C) V-V-V-V.

D) F-F-V-V. 

 

13 - Em relação ao terceiro passo do PEP, em trecho descrito no capítulo 3, como “o enfrentamento aos problemas levantados anteriormente”. Desse modo, temos que escolher a ordem de prioridades de problemas a serem resolvidos, levando em conta alguns quesitos: a governabilidade, a capacidade, a vontade, e o impacto que o problema causa.

 

Qual é a definição disponível para a governabilidade? Assinale a alternativa correta:

A)  Definida como a decisão do membro principal somente em relação ao grupo. 

B) Sendo descrita como o poder de fogo que o ator/grupo tem para decidir e realizar o que foi decidido. 

C)  Sendo então descrita como o poder de fogo que a direção tem para decidir e realizar o que foi decidido pelo grupo.

D) Como sendo o poder que o presidente do grupo tem para decidir e realizar o que pensa. 

 

14 - Pense sobre o contexto da educação e o sistema escolar no Brasil, que são constituídos a partir de reflexos micro e macropolíticos, tendo aspectos a se considerar relevantes quando pensamos sobre as bases epistemológicas que fundamentam o que hoje entendemos como educação.

 

Em que período temos o início do processo de constituição do sistema escolar no Brasil?

 

Assinale a alternativa correta:  

A)   A educação no Brasil tem início no período pós-colonial, com características iluministas, frutos da cultura europeia. 

B)   A educação no Brasil tem início no período da redemocratização, com características modernas, frutos da cultura americana.

C)   A educação no Brasil tem início no período ditatorial, com características militares. 

D)  A educação no Brasil tem início no período colonial, com características medievais, frutos da cultura europeia. 

 

15 - Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi comunicada. MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.

 

Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal:

( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua.

( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais.

( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 

A) V - F - V

B)  F - V - V

C)  V - V - F

D)  V - V – V

 

16 - O termo relação interpessoal significa relação entre duas ou mais pessoas, podendo ocorrer em vários contextos e envolver diversos sentimentos.

 

Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os campos ou áreas do conhecimento em que surgiu o conceito de relacionamento interpessoal:

A)  Filosofia e Antropologia.

B)  Psicologia e Pedagogia.

C)  Sociologia e Psicologia.

D)  Biologia e Sociologia.

 

17 - Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta.

 

Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem:

 

I – Abertas.

II – Fechadas.

III – Difusas.

IV – Dirigidas.

 

( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada.

( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais.

( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações.

( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A)  III – II – IV – I.

B)  II – III – I – IV.

C)  IV – III – I – II.

D)  IV – III – II – I.

 

18 - A tecnologia subsidia, na área da ciência, diversos estudos e pesquisas que possuem resultados de grande valia à humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo: as pesquisas para a busca da cura da AIDS com coquetéis de remédios; a máquina a vapor que revolucionou a indústria; as redes de computadores e a internet.

 

Com isso, complete a frase: A ciência pode ser entendida como....

 

Assinale a alternativa correta: 

A)  ... a necessidade, em partes, de conhecer as coisas do Brasil e de descobrir como é constituído o mundo.

B) ... a necessidade de conhecer as coisas do universo, pois não é possível descobrir como é constituído o mundo. 

C)  ... a necessidade de conhecer as coisas do mundo e de descobrir como é constituído o universo.

D)  ... a necessidade de conhecer as coisas do universo e de descobrir como é constituído o mundo.  

 

19 - Em relação ao período monárquico, o Ensino Superior foi valorizado e a educação básica deixada de lado. Isso ocorre devido à necessidade de pessoas capacitadas para ocupar cargos administrativos existentes na época, em um contexto de Brasil Monárquico. Dessa forma, o ensino ainda possuía um caráter elitista, que preparava os alunos para o ingresso no Ensino Superior, destacando-se algumas reformas que ocorreram, como a Reforma de Benjamin Constant, e o avanço de algumas correntes pedagógicas.

 

Em relação à Reforma de Benjamin Constant, qual sua orientação cientificista e pragmática?

 

Assinale a alternativa correta:  

A)  Orientada pelo Diálogo. 

B)  Orientada pelo Positivismo. 

C)  Orientada pelo Modernismo.

D)  Orientada pelo Liberalismo. 

 

20 - O ensino e a aprendizagem são elementos fundamentais para a construção do conhecimento, pois podem se concretizar em ambientes de aprendizagem, sejam estes presenciais ou à distância (EAD) (GUIMARÃES, 2007), através do desenvolvimento das TICs.

 

Pensando nisto, como são constituídas as TICs? E quais períodos (décadas) em que se tem uma maior difusão? Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as respostas a seguir:

 

( ) São constituídas por um grupo de tecnologias e recursos tecnológicos desenvolvidos ao longo do tempo pela humanidade.

( ) Tais tecnologias possibilitaram outros modos de transmissão da informação e comunicação, principalmente depois da década de 1970, com a Terceira Revolução Industrial, e da década de 1990, com os avanços da internet.

( ) Não são constituídas por um grupo de tecnologias e recursos tecnológicos. E desse modo, as tecnologias não possibilitaram outros modos de transmissão da informação e comunicação.

( ) Essas tecnologias possibilitaram outros modos de transmissão da informação e comunicação, principalmente depois da década de 1990, com a Terceira Revolução Industrial, e da década de 2000, com os avanços das redes sociais.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta:  

A)  V-V-V-F 

B)  F-F-V-F

C)  F-V-F-F 

D) V-V-F-F 

 

 

 

 

 







GABARITO

 

01 – A) F-V-F-F. 

02 - B) 1-2-1-2

03 - B) A atuação do professor é focada na epistemologia construtivista devido à sua compreensão de que o aluno só aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua experiência e problematização (BECKER, 2001).

04 - C) O novo papel do professor está ligado ao processo de aprimoramento do uso das novas tecnologias, possibilitando aos alunos outros modos de aprender em sala de aula e fora dela.

05 - C) Compreende a parte fundamental do trabalho, promovendo a atividade de ensinar e aprender. Constituída de um conjunto de ações que articula os conhecimentos que o professor possui para poder atender tarefas da escolarização de crianças, jovens e adultos.

06 - C) As TICs podem complementar os conteúdos presentes em livros, revistas etc. São ferramentas que ampliam o conhecimento.

07 - C) O interesse pela tecnologia tem início na Grécia antiga, berço da civilização e das descobertas, com Tales de Mileto, em 700 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011).

08 - B) As sentenças I, II e III estão corretas.

09 - B) V-V-V-F.

10 - A) O programador Mark Zuckerberg.

11 - B) Processo chamado de Learning by doing.

12 - A) V-V-V-F.

13 - B) Sendo descrita como o poder de fogo que o ator/grupo tem para decidir e realizar o que foi decidido.

14 - D) A educação no Brasil tem início no período colonial, com características medievais, frutos da cultura europeia.

15 - D) V - V – V

16 - C) Sociologia e Psicologia.

17 – C) IV – III – I – II.

18 - D) ... a necessidade de conhecer as coisas do universo e de descobrir como é constituído o mundo.

19 - B) Orientada pelo Positivismo.

20 - D) V-V-F-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FENÔMENOS

EXERCÍCIOS DE FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS - COM GABARITO

Exercícios de Funções oxigenadas