ESTUDOS DIVERSOS #04
01 – Trazendo o contexto do período colonial, a sociedade possuía uma estrutura latifundiária, escravocrata e aristocrática, com uma economia agrícola. Reflete-se na educação o sentido da sociedade presente nessa época, no qual não se necessitava de pessoas que tivessem alguma instrução intelectual, pois era necessário prevalecer a submissão.
Desse modo, quais são os agentes que
difundem esses processos de educação? Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Os índios, que instituem, a partir
da humanização dos jesuítas, as exigências locais, recrutando fiéis e servos.
( ) Os jesuítas, que instituem, a
partir da catequização dos índios, as exigências dominantes, recrutando fiéis e
servos.
( ) Os professores, que instituem, a
partir da difusão do conhecimento aos índios, as exigências dominantes,
recrutando fiéis e servos.
( ) Não havia um agente único neste
primeiro período.
A) F-V-F-F.
B) V-F-F-F.
C) F-F-F-V.
D)V-V-F-F.
02 - Temos um contexto histórico em relação
à tecnologia e o conhecimento ligados à cultura e história de diversos povos,
como os gregos, que são precursores de diversas conquistas e descobertas. Com
isto, no período compreendido de 2700 a.C. e 1100 a.C., ocorre uma revolução
tecnológica que proporcionou uma modificação no modo de vida dos povos.
Associe as colunas, em relação às
afirmações referentes aos períodos históricos e as descobertas feitas no mesmo:
(1) Idade do Bronze (2) Idade da Pedra
( ) descoberta da liga metálica
( ) descoberta da agricultura
( ) processo de fusão dos metais cobre
e estanho
( ) revolução do sistema produtivo
Assinale a alternativa com a sequência
correta:
A) 1-1-2-2
B) 1-2-1-2
C) 1-2-1-1
D) 2-2-1-2
03 - Temos que, segundo trecho que compõe o
capítulo 2, a pedagogia relacional como área focada na exploração e posterior
aplicação do conhecimento. No qual, a dinâmica da sala de aula é feita a partir
do professor. Onde traz aos alunos o material a ser explorado e, após, os
orienta a sistematizar o que foi explorado, o que pode ser feito de diversas
formas: utilizando exercícios, desenhos, teatro etc.
Segundo Becker (2001), de que modo se
compõe a atuação do professor nesse contexto da pedagogia relacional?
Assinale a alternativa correta:
A) A atuação do professor é focada na
epistemologia construtivista devido à sua compreensão de que o aluno só aprende
a partir da memorização dos conteúdos (BECKER, 2001).
B) A atuação do professor é
focada na epistemologia construtivista devido à sua compreensão de que o aluno
só aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua experiência e
problematização (BECKER, 2001).
C) A atuação do professor não se
encontra focada na epistemologia construtivista devido à sua aversão à
compreensão de que o aluno só aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza
de sua experiência e problematização (BECKER, 2001).
D) A atuação do professor é focada
na epistemologia intimista devido à sua compreensão de que o aluno só aprende
ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua própria experiência (BECKER,
2001).
04 - Nos primeiros contatos com as
Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, discutimos sobre o contexto
geral das tecnologias e suas aplicações na vida das pessoas. Com isso, foram
abordados neste conteúdo conhecimentos sobre os desafios, potencial de aplicação
e as dificuldades enfrentadas pelos avanços tecnológicos ao longo do tempo, com
o objetivo de contextualizar sobre o papel do professor na era da informação.
Deste modo, o novo papel do professor
está ligado a qual contexto? Assinale a alternativa correta:
A) O novo papel do professor está
ligado ao processo de desuso das novas tecnologias para possibilitar a retomada
do modelo tradicional para aprender em sala de aula.
B) O novo papel do professor está
ligado ao processo de uso limitado das novas tecnologias, deixando de
possibilitar aos alunos novas aprendizagens.
C) O novo papel do professor está
ligado ao processo de aprimoramento do uso das novas tecnologias,
possibilitando aos alunos outros modos de aprender em sala de aula e fora
dela.
D) O novo papel do professor não
está ligado ao processo de uso e aprimoramento das novas tecnologias, e devido
a isto não possibilita aos alunos novas aprendizagens.
05 - A didática é o elemento que organiza a
escola em seus conhecimentos em uma das partes do livro e, na outra parte,
conhecimentos como moral, ciências, artes, línguas. Nesse contexto, temos o
desenvolvimento da didática como um aporte ao trabalho do professor,
compreendendo algumas características.
Em relação à característica “Didática
como núcleo do trabalho docente”, podemos afirmar que compreende? Assinale a
alternativa correta:
A) Para estar compreendendo os
problemas enfrentados pelos professores no dia a dia.
B) Não é um conjunto de ações que
articula os conhecimentos que o professor possui, impede que possa atender
tarefas da escolarização de crianças, jovens e adultos.
C) Compreende a parte fundamental
do trabalho, promovendo a atividade de ensinar e aprender. Constituída de um
conjunto de ações que articula os conhecimentos que o professor possui para
poder atender tarefas da escolarização de crianças, jovens e adultos.
D) Como parte fundamental e
componente central do currículo dos cursos de licenciatura.
06 - Atualmente temos um sistema que ainda
não possibilita totalmente a utilização das tecnologias para a aprendizagem em
sala de aula, resultando em um processo de exclusão digital. Deixando de lado
que, no contexto da escola, a atuação das TICs vai ao encontro do
desenvolvimento de habilidades ligadas ao espaço cognitivo que a tecnologia
pode proporcionar.
De que forma as TICs podem complementar
o ensino e outros instrumentos de aprendizagem? Assinale a alternativa
correta:
A) As TICs não podem complementar
os conteúdos presentes em livros, revistas etc. São ferramentas que diminuem o
conhecimento.
B) As TICs não conseguem ampliar
os conteúdos presentes em livros, revistas etc. Pois não são ferramentas que
ampliam o conhecimento.
C) As TICs podem complementar os
conteúdos presentes em livros, revistas etc. São ferramentas que ampliam o
conhecimento.
D) As TICs podem complementar os
conteúdos presentes em sites, redes sociais etc. São ferramentas que ampliam o
ensino.
07 - As Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) estão presentes no contexto do desenvolvimento tecnológico
da humanidade, contribuindo no avanço de inovações e na melhoria das condições
de vida das pessoas.
Assim, em relação à história do
desenvolvimento das TICs no contexto mundial, em que lugar a tecnologia, ainda
que não com esse nome, começa a ser desenvolvida? E qual o marco desta
descoberta?
Assinale a alternativa correta:
A) O interesse pela tecnologia
tem início no Império Romano, berço da civilização e das descobertas, com
Galileu Galilei, em 200 d.C., quando descobriu a eletricidade em seus
experimentos com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO,
2011).
B) O interesse pela tecnologia
tem início no Brasil, berço da civilização e das descobertas, com Tales de
Mileto, em 800 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o
atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011).
C) O interesse pela tecnologia
tem início na Grécia antiga, berço da civilização e das descobertas, com Tales
de Mileto, em 700 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos
com o atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011).
D) O interesse pela tecnologia tem
início no Oriente Médio, berço da civilização e das descobertas, com Tales de
Mileto, em 800 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o
atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011).
08 - O automonitoramento do desempenho das
relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais
significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.
Nesse contexto, analise as sentenças
que seguem sobre automonitoria:
I – É a capacidade de compreender as
suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
II – As pessoas com essa habilidade têm
maior probabilidade de sucesso em circunstâncias complexas.
III – As pessoas com essa habilidade
apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.
IV – As pessoas com essa habilidade
possuem menor controle da impulsividade.
Assinale a alternativa que apresenta a
resposta correta:
A) As sentenças I, II e IV estão
corretas.
B) As sentenças I, II e III estão
corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão
corretas.
D) As sentenças I, II, III e IV
estão corretas.
09 - A educação no período da ditadura,
assim como todas as decisões dos governantes do país, sofria fortes influências
americanas, visto o contexto mundial que pairava com a Guerra Fria.
A partir desta influência americana
temos a Reforma do Ensino Superior, que é baseada em qual estrutura? Considere
as afirmações a seguir, distinguindo-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) Estrutura com: ensino básico e
profissional, com níveis de pós-graduação (mestrado e doutorado).
( ) Utilização da adoção do sistema de
créditos universitários.
( ) Com ingresso no Ensino Superior via
provas de vestibular.
( ) Adoção do sistema de cotas raciais
para ingresso.
Assinale a alternativa com a sequência
correta:
A) V-V-V-V.
B) V-V-V-F.
C) F-V-F-V.
D) F-F-V-V.
10 - Chegamos à era da informação ao
alcance de uma curtida ou post e das redes sociais, que todos nós conhecemos e
utilizamos diariamente. As redes sociais são estruturas que conectam pessoas
e/ou organizações socialmente conforme as relações estabelecidas (DUARTE; FREI,
2008). As redes são abertas, de acesso a todos, em que as pessoas se conectam
por afinidade, interesses em comum, parentesco, divergências, trabalho e
qualquer outro objetivo para trocar informações.
No contexto das redes sociais,
destaca-se por ser um dos fundadores do Facebook, a rede mais acessada pela
população mundial. Criada em 2004, tendo como seu principal nome à frente, o
programador?
Assinale a alternativa correta:
A) O programador Mark Zuckerberg.
B) O programador Jack Dorsey.
C) O programador Evan Williams.
D) O programador Steve Jobs.
11 - Uma alternativa que alia a tecnologia
com a educação são os games, mais precisamente o processo chamado de
Gamificação. O uso de jogos de videogame contribui cognitivamente em relação à
memória, estratégia, resolução de problemas e imaginação (COSTA; MARCHIORI,
2015).
Com a Gamificação o aprendizado é
construído por meio do uso dos games, este processo é chamado de?
Assinale a alternativa
correta:
A) Processo chamado de Vocational
education.
B) Processo
chamado de Learning by doing.
C) Processo chamado de Educação
exposta.
D) Processo chamado de Know-how.
12 - Quando surge o movimento de cunho
pedagógico a “Escola Nova”, temos, pela primeira vez, educadores de profissão
que denunciam o analfabetismo e outros problemas da educação. O Escolanovismo
vai buscar na Europa suas origens, onde, já no século anterior, uma sociedade
industrializada se preocupava com a individualidade do aluno.
Assim, no Brasil, os pioneiros da
Escola Nova defendem quais princípios de educação? Sinalize as alternativas
Verdadeiras (V) e Falsas (F):
( ) Os pioneiros defendem o ensino
leigo, universal, gratuito e obrigatório.
( ) Defendiam a reorganização escolar.
( ) Não promoviam o questionamento do
capitalismo dependente, pois enfatizavam a importância do Estado.
( ) Com a defesa do ensino não leigo,
para filhos da classe alta, pago e obrigatório, a reorganização do sistema
escolar sem o questionamento do capitalismo dependente.
Assinale a alternativa com a sequência
correta:
A) V-V-V-F.
B) F-V-F-V.
C) V-V-V-V.
D) F-F-V-V.
13 - Em relação ao terceiro passo do PEP,
em trecho descrito no capítulo 3, como “o enfrentamento aos problemas
levantados anteriormente”. Desse modo, temos que escolher a ordem de
prioridades de problemas a serem resolvidos, levando em conta alguns quesitos:
a governabilidade, a capacidade, a vontade, e o impacto que o problema causa.
Qual é a definição disponível para a
governabilidade? Assinale a alternativa correta:
A) Definida como a decisão do
membro principal somente em relação ao grupo.
B) Sendo descrita como o poder de fogo
que o ator/grupo tem para decidir e realizar o que foi decidido.
C) Sendo então descrita como o
poder de fogo que a direção tem para decidir e realizar o que foi decidido pelo
grupo.
D) Como sendo o poder que o presidente
do grupo tem para decidir e realizar o que pensa.
14 - Pense sobre o contexto da educação e o
sistema escolar no Brasil, que são constituídos a partir de reflexos micro e
macropolíticos, tendo aspectos a se considerar relevantes quando pensamos sobre
as bases epistemológicas que fundamentam o que hoje entendemos como educação.
Em que período temos o início do
processo de constituição do sistema escolar no Brasil?
Assinale a alternativa
correta:
A) A educação no Brasil tem
início no período pós-colonial, com características iluministas, frutos da
cultura europeia.
B) A educação no Brasil tem
início no período da redemocratização, com características modernas, frutos da
cultura americana.
C) A educação no Brasil tem
início no período ditatorial, com características militares.
D) A educação no Brasil tem
início no período colonial, com características medievais, frutos da cultura
europeia.
15 - Comunicação é o processo de
transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas.
Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a
receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida
ou compreendida, não foi comunicada. MARCONDES FILHO, C. Para entender a
comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.
Nesse contexto, assinale V para
verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e
não verbal:
( ) A comunicação verbal depende do
domínio da língua.
( ) A comunicação não verbal consiste
em posturas, expressões faciais e corporais.
( ) A comunicação não verbal pode se
opor à comunicação verbal.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de respostas:
A) V - F - V
B) F - V
- V
C) V - V
- F
D) V - V – V
16 - O termo relação interpessoal significa
relação entre duas ou mais pessoas, podendo ocorrer em vários contextos e
envolver diversos sentimentos.
Diante disso, assinale a alternativa
que apresenta os campos ou áreas do conhecimento em que surgiu o conceito de
relacionamento interpessoal:
A) Filosofia e Antropologia.
B) Psicologia e Pedagogia.
C) Sociologia e Psicologia.
D) Biologia e Sociologia.
17 - Saber formular perguntas pode parecer
simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade,
conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta.
Nesse contexto, quanto às formas de
perguntas, associe os itens que seguem:
I – Abertas.
II – Fechadas.
III – Difusas.
IV – Dirigidas.
( ) São caracterizadas por garantirem a
fonte de informação desejada.
( ) São caracterizadas por incentivarem
indivíduos com habilidades verbais.
( ) São caracterizadas por produzirem
maior quantidade de informações.
( ) São caracterizadas por suscitarem
respostas objetivas e precisas.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de respostas:
A) III – II – IV – I.
B) II – III – I – IV.
C) IV – III – I – II.
D) IV – III – II – I.
18 - A tecnologia subsidia, na área da
ciência, diversos estudos e pesquisas que possuem resultados de grande valia à
humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo: as
pesquisas para a busca da cura da AIDS com coquetéis de remédios; a máquina a
vapor que revolucionou a indústria; as redes de computadores e a internet.
Com isso, complete a frase: A ciência
pode ser entendida como....
Assinale a alternativa correta:
A) ... a necessidade, em partes,
de conhecer as coisas do Brasil e de descobrir como é constituído o mundo.
B) ... a necessidade de conhecer
as coisas do universo, pois não é possível descobrir como é constituído o
mundo.
C) ... a necessidade de conhecer
as coisas do mundo e de descobrir como é constituído o universo.
D) ... a necessidade de conhecer
as coisas do universo e de descobrir como é constituído o mundo.
19 - Em relação ao período monárquico, o
Ensino Superior foi valorizado e a educação básica deixada de lado. Isso ocorre
devido à necessidade de pessoas capacitadas para ocupar cargos administrativos
existentes na época, em um contexto de Brasil Monárquico. Dessa forma, o ensino
ainda possuía um caráter elitista, que preparava os alunos para o ingresso no
Ensino Superior, destacando-se algumas reformas que ocorreram, como a Reforma
de Benjamin Constant, e o avanço de algumas correntes pedagógicas.
Em relação à Reforma de Benjamin
Constant, qual sua orientação cientificista e pragmática?
Assinale a alternativa
correta:
A) Orientada pelo Diálogo.
B) Orientada pelo
Positivismo.
C) Orientada pelo Modernismo.
D) Orientada pelo
Liberalismo.
20 - O ensino e a aprendizagem são
elementos fundamentais para a construção do conhecimento, pois podem se
concretizar em ambientes de aprendizagem, sejam estes presenciais ou à
distância (EAD) (GUIMARÃES, 2007), através do desenvolvimento das TICs.
Pensando nisto, como são constituídas
as TICs? E quais períodos (décadas) em que se tem uma maior difusão? Assinale
verdadeiro (V) ou falso (F) para as respostas a seguir:
( ) São constituídas por um grupo de
tecnologias e recursos tecnológicos desenvolvidos ao longo do tempo pela
humanidade.
( ) Tais tecnologias possibilitaram
outros modos de transmissão da informação e comunicação, principalmente depois
da década de 1970, com a Terceira Revolução Industrial, e da década de 1990,
com os avanços da internet.
( ) Não são constituídas por um grupo
de tecnologias e recursos tecnológicos. E desse modo, as tecnologias não
possibilitaram outros modos de transmissão da informação e comunicação.
( ) Essas tecnologias possibilitaram
outros modos de transmissão da informação e comunicação, principalmente depois
da década de 1990, com a Terceira Revolução Industrial, e da década de 2000,
com os avanços das redes sociais.
Assinale a alternativa com a sequência
correta:
A) V-V-V-F
B) F-F-V-F
C) F-V-F-F
D) V-V-F-F
GABARITO
01 – A) F-V-F-F.
02 - B) 1-2-1-2
03 - B) A atuação do professor é focada
na epistemologia construtivista devido à sua compreensão de que o aluno só
aprende ou constrói o conhecimento quando utiliza de sua experiência e
problematização (BECKER, 2001).
04 - C) O novo papel do professor está
ligado ao processo de aprimoramento do uso das novas tecnologias,
possibilitando aos alunos outros modos de aprender em sala de aula e fora dela.
05 - C) Compreende a parte fundamental
do trabalho, promovendo a atividade de ensinar e aprender. Constituída de um
conjunto de ações que articula os conhecimentos que o professor possui para
poder atender tarefas da escolarização de crianças, jovens e adultos.
06 - C) As TICs podem complementar os
conteúdos presentes em livros, revistas etc. São ferramentas que ampliam o
conhecimento.
07 - C) O interesse pela tecnologia tem
início na Grécia antiga, berço da civilização e das descobertas, com Tales de
Mileto, em 700 a.C., quando descobriu a eletricidade em seus experimentos com o
atrito do âmbar na pele de carneiros (CURY; CAPOBIANCO, 2011).
08 - B) As sentenças I, II e III estão
corretas.
09 - B) V-V-V-F.
10 - A) O programador Mark Zuckerberg.
11 - B)
Processo chamado de Learning by doing.
12 - A) V-V-V-F.
13 - B) Sendo descrita como o poder de
fogo que o ator/grupo tem para decidir e realizar o que foi decidido.
14 - D) A educação no Brasil tem início
no período colonial, com características medievais, frutos da cultura europeia.
15 - D) V - V – V
16 - C) Sociologia e Psicologia.
17 – C) IV – III – I – II.
18 - D) ... a necessidade de conhecer
as coisas do universo e de descobrir como é constituído o mundo.
19 - B) Orientada pelo Positivismo.
20 - D) V-V-F-F
Comentários
Postar um comentário