ESTUDOS DIVERSOS #03
01 - A BNCC ressalta a importância da comunicação nas interações sociais das crianças, de modo que elaborou o Campo de Experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, que aborda a participação do estudante na cultura oral para a construção de saberes.
Qual o objetivo do Campo de
Experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação” para a Educação Infantil
delimitado pela terceira versão da BNCC?
Assinale a alternativa correta:
A) Estimular a participação da
criança em situações de comunicação oral por intermédio de diversas
linguagens.
B) Decidir quais os objetivos de
aprendizagem a área de linguagens oferecerá para a Educação Infantil.
C) Motivar a participação da
criança na música, no teatro e na dança para superar as suas fragilidades
emocionais.
D) Determinar as habilidades
linguísticas fundamentais que as crianças deverão aprender no Ensino
Médio.
02 - A construção da BNCC constituiu em
um processo longo e gradual que contou com a relevante contribuição da
legislação brasileira, como leis, decretos, Constituição Federal, que defendem
o direito à educação com qualidade e equidade nas escolas.
Sobre os principais marcos legais que
embasam o histórico do processo de elaboração da BNCC no Brasil, associe os
itens, utilizando o código a seguir:
I-Constituição Federal brasileira de
1988.
II-Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (LDBEN).
III-Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão de 2013.
IV- Plano Nacional de Educação de 2014.
( ) Determinou 20 metas que
buscam garantir a universalização da Educação Básica e defendem a construção de
uma base comum curricular.
( ) Delimitou dez diretrizes
curriculares que procuram assegurar os direitos educativos e sociais dos grupos
marginalizados.
( ) Estabeleceu competências e
diretrizes comuns que orientaram a elaboração dos currículos da Educação
Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
( ) Orientou a demarcação de
conteúdos escolares mínimos para o Ensino Fundamental, como forma de assegurar
uma formação básica comum nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA:
A) II - I - III - IV.
B) IV - III - I -II.
C) IV - III - II - I.
D) III - II - I - IV.
03 - A educação integral é defendida no
documento da BNCC como um dos elementos fundamentais para ofertar um processo
de ensino e aprendizagem que garanta as aprendizagens essenciais dos estudantes
ao longo da Educação Básica.
Quais as condições essenciais que as
escolas necessitam promover para assegurar as aprendizagens essenciais da
Educação Básica determinadas pela BNCC? Assinale a alternativa correta:
A) Recusar as culturas tradicionais
locais para valorizar os valores nacionais, incentivar a avaliação dos
procedimentos didático-pedagógicos, ofertar novas formas de comunicação entre
os gestores, professores e estudantes.
B) Manter a competição entre os
professores e coordenadores pedagógicos, determinar normas rígidas de
comportamento aos estudantes, excluir as tecnologias digitais das metodologias
de ensino e das práticas pedagógicas.
C) Desenvolver práticas pedagógicas
diversificadas, fortalecer as competências pedagógicas da equipe docente,
inserir as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, promover a
gestão democrática.
D) Incentivar a implantação da
gestão democrática, promover a formação continuada da equipe gestora e docente,
permitir aos estudantes contato com as tecnologias digitais, negar os
princípios e objetivos educativos da BNCC.
04- A BNCC defende a reconstrução da
educação brasileira mediante a reforma dos currículos escolares. Para isso, a
terceira versão da Base buscou representar os saberes essenciais para a
aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes ao longo das etapas de ensino
da Educação Básica.
Quais as etapas de ensino da Educação
Básica são referenciadas na terceira versão do documento da BNCC, aprovado pelo
Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Educação (CNE)?
Assinale a alternativa correta:
A) Ensino Fundamental e Ensino
Superior.
B) Educação Infantil e Ensino
Fundamental.
C) Educação Infantil e Ensino Médio.
D) Ensino Fundamental e Ensino Médio.
05 - Micarello
(2016, p. 73) afirma que “o sentido de uma base comum para os currículos deve
ser buscado nas possibilidades que ela pode vir a oferecer às redes de ensino,
aos gestores, às escolas, aos professores e estudantes de construírem uma
escola mais justa, na qual o acesso aos saberes e conhecimentos fundamentais
seja assegurado a todos e todas. Esse sentido só pode ser buscado
coletivamente”.
MICARELLO,
H. A. L. S. A BNCC no contexto de ameaças ao Estado democrático de direito. In:
Eccos Revista Científica. São Paulo, V. 34, Nº 41, set./dez. 2016. p.
61-75.
Qual
instrumento democrático foi utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para
permitir a participação da sociedade na construção da BNCC?
A)
A consulta da opinião pública.
B)
A seleção de um novo presidente.
C)
A exclusão da gestão democrática.
D)
A construção de novas escolas.
06 - Para Martins (1984, p. 34), “a função
do educador não seria precisamente ensinar a ler, mas a de criar condições para
o educando realizar sua própria aprendizagem, conforme seus próprios
interesses, necessidades, fantasias, segundo as dúvidas e exigências que a
realidade lhe apresenta”.
MARTINS, M. H. F. O que é leitura.
São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos).
Em qual ano do Ensino Fundamental a
terceira versão da BNCC indica aos professores iniciar o processo de
alfabetização dos seus estudantes?
Assinale a alternativa correta:
A) No 3º ano do Ensino
Fundamental, pois é o momento em que as crianças estão preparadas para
desenvolver as habilidades de linguagem.
B) No 2º ano do Ensino Fundamental,
estimulando os estudantes a continuarem as práticas de letramento nas próximas
etapas de ensino.
C) No 4º ano do Ensino
Fundamental, uma vez que as crianças já estão chegando nas escolas de Educação
Infantil alfabetizadas pelos pais.
D) No 1º ano do Ensino
Fundamental, de modo que as crianças deverão ter contato com as práticas de
letramento desde a Educação Infantil.
07 - Micarello (2016, p. 73) afirma que “os
limites percebidos na segunda versão do documento da BNCC não desqualificam o
processo de sua elaboração, pelo contrário, evidenciam a necessidade e
importância do debate democrático como meio de se construir entendimentos sobre
o texto da política, explicitando e tornando públicas as forças em disputa no
debate”.
MICARELLO, H. A. L. S. A BNCC no
contexto de ameaças ao Estado democrático de direito. In: Eccos Revista
Científica. São Paulo, nº 41, set./dez. 2016. p. 61-75.
A) O Conselho Nacional de
Educação (CNE) excluiu os Campos de Experiências das orientações para a
Educação Infantil.
B) O documento apresentava uma
organização heterogênea e artificialidade na classificação das áreas de
conhecimento.
C) O Ministério da Educação (MEC)
apresentou um documento objetivo e estruturado condizente com as políticas
educacionais.
D) A segunda versão da BNCC
solicitava taxas financeiras para ser implementadas nas escolas de Educação
Básica do Brasil.
08 - A Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) busca garantir o direito à aprendizagem e a formação integral para todos
os estudantes por intermédio de uma nova organização curricular para os
sistemas e redes de ensino público e privado do Brasil.
Sobre a relevância da BNCC para a
educação brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
( ) A BNCC busca combater as
desigualdades existentes no processo de ensino e aprendizagem das escolas
brasileiras.
( ) A BNCC defende a reforma das
propostas curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental brasileiro.
( ) A BNCC propõe a construção de um
currículo escolar comprometido com as necessidades dos grupos marginalizados.
( ) A BNCC propicia aos gestores
implementar nas escolas uma gestão centralizada nas decisões da coordenação
pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a
sentença CORRETA:
A) V - V
- V - F.
B) V - F
- F - F.
C) F - V
- F - V.
D) F - V
- V - F.
09 - Contextualização O lançamento dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental, em 1997 e
1998, e para o Ensino Médio, em 2000, representou um importante avanço na
defesa de uma base comum nacional para as escolas brasileiras.
Qual o objetivo principal dos PCN para
as etapas de ensino da Educação Básica que serviu como base para a construção
da BNCC? Assinale a alternativa correta:
A) Propor a formação
continuada tradicional para os gestores compreenderem o conceito e as
características do currículo.
B) Recomendar a reformulação e a
orientação das propostas curriculares da Educação Infantil, do Ensino
Fundamental e Médio.
C) Determinar que as escolas
públicas e privadas escolham as áreas de conhecimento que desejam ofertar aos
estudantes.
D)Segmentar a formação docente em
diversos níveis para compreender a complexidade dos currículos escolares.
10 - “A área de Ciências Humanas contribui
para que os alunos desenvolvam a cognição in situ, ou seja, sem prescindir da
contextualização marcada pelas noções de tempo e espaço, conceitos fundamentais
da área. Cognição e contexto são, assim, categorias elaboradas conjuntamente,
em meio a circunstâncias históricas específicas, nas quais a diversidade humana
deve ganhar especial destaque, com vistas ao acolhimento da diferença.”
(BRASIL, 2017, p. 353).
BRASIL. Ministério da Educação. Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF:
MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
Assinale a alternativa com a sequência
correta:
( ) - O estudante deverá expressar
sentimentos em relação a si mesmo e aos outros, participando ativamente das
interações sociais.
( ) - A ação pedagógica poderá
incentivar o estudante a analisar o mundo digital e social para criticar os
problemas da sociedade atual.
( ) - O ensino precisará motivar as
habilidades de pesquisa e intervenção científica que possam favorecer a
transformação do espaço social.
( ) - O professor poderá utilizar as
linguagens cartográficas e das tecnologias digitais para gerar novos
conhecimentos sobre o espaço-temporal.
A) V - V - V -
V.
B) F - V - F -
V.
C) V - F - V -
F.
D) V - V - V -
F.
11 - “Como primeira etapa da Educação
Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional.
A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a
primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se
incorporarem a uma situação de socialização estruturada.”
(BRASIL, 2017, p. 36). BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a
Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:
Sobre os princípios da organização
curricular da terceira versão da BNCC para a Educação Infantil, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São apresentados
os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
( ) São excluídos os
objetivos educativos e mantidos os direitos de desenvolvimento.
( ) São inseridos os
Campos de Experiências no processo de ensino e aprendizagem.
( ) Os pais das
crianças de cinco anos poderão optar por manter os filhos fora da escola.
A) F - F
- V - F.
B) V - F
- V - F.
C) F - F
- F - V.
D) V - V
- V - F.
12 - Na Educação, o currículo tem um
importante papel no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, de
modo que este tem sido considerado o núcleo central das instituições
educativas.
Qual a função do currículo no processo
de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Assinale a alternativa correta:
A) Decidir o preço da matrícula escolar
das instituições privadas brasileiras.
B) Classificar o valor do salário
dos gestores, coordenadores e professores.
C) Planejar as reuniões
pedagógicas, os avisos e as notas dos estudantes.
D) Organizar os diversos conteúdos
educativos e as práticas pedagógicas.
13 - A segunda versão da BNCC foi publicada
em 2016, apresentando inúmeras modificações em relação à primeira versão do
documento. Tais mudanças buscaram atender às sugestões dos educadores e dos
demais avaliadores com o objetivo de construir uma base comum curricular
condizente com a realidade educacional do Brasil.
Sobre as determinações curriculares da
segunda versão da BNCC para as etapas de ensino da Educação Básica, associe os
itens utilizando o código a seguir:
I - Orientações curriculares para a
Educação Infantil.
II - Orientações curriculares para o
Ensino Fundamental.
III - Orientações curriculares para o
Ensino Médio.
( ) O processo educativo necessitará
ser fundamentado em quatro eixos de formação (trabalho, ciência, tecnologia,
cultura).
( ) O processo de ensino e aprendizagem
deverá ter a duração de nove anos, conforme as determinações legais educativas
brasileiras.
( ) A educação terá como pilares os
direitos de aprendizagem e desenvolvimento humano global com base nas
interações e nas brincadeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA:
A) II - III - I.
B) II - I - III.
C) I - III - II.
D) III - II - I.
14 - As determinações curriculares da
primeira versão da BNCC para a Educação Infantil procuraram retratar a cultura
e as práticas sociais da infância por meio dos Campos de Experiências para
assegurar os direitos de aprendizagem das crianças.
Sobre os Campos de Experiências da
proposta curricular da primeira versão da BNCC para a Educação Infantil,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os Campos de Experiências
incluem elementos das brincadeiras infantis na Educação Infantil.
( ) Os traços, sons, cores e
imagens compõem um dos Campos de Experiências delimitados pela BNCC.
( ) Os Campos de Experiências
incluem conteúdos complexos do Ensino Fundamental e valores nacionais.
( ) Os Campos de Experiências
buscam inserir experiências do convívio social das crianças nos currículos.
Assinale a alternativa que apresenta a
sentença CORRETA:
A) F - F
- F - V.
B) V - V
- V - F.
C) V - V
- F - V.
D) V - F - F - V.
15 - O processo de tramitação e homologação
do documento da BNCC é influenciado por diversas mudanças políticas, sociais e
educacionais do cenário brasileiro. Nesse período, algumas entidades privadas e
organizações não governamentais reivindicaram participação na construção da
BNCC como meio de inserir e/ou manter os seus interesses na Educação Básica
brasileira.
Sobre a tramitação, aprovação e
homologação da BNCC, analise as seguintes afirmações:
I - O movimento dos trabalhadores em
educação votou a favor da construção de uma BNCC com um currículo comum e
mínimo para a Educação Básica.
II - A primeira versão da BNCC foi
construída por uma equipe de especialistas indicados pelo Ministério da
Educação (MEC), gerando inúmeras polêmicas.
III - A segunda versão do documento da
BNCC constitui-se em um extenso documento, fato que agradou aos professores e
gestores das instituições educativas.
IV - O Guia de Implementação da BNCC
oferece informações aos professores e gestores escolares para a reelaboração
dos currículos escolares.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a afirmativa II está
correta.
B) As afirmativas I, II e IV
estão corretas.
C) As afirmativas II e IV estão
corretas.
D) Somente a afirmativa I está
correta.
16 - Durante o processo de tramitação e
homologação da BNCC foram aprovados decretos, leis, medidas, com a finalidade
de estruturar a Educação Básica em torno da Base sem consulta da opinião
pública. Tal fato gerou diversas polêmicas na área educativa.
Qual função é adicionada à BNCC com a
aprovação da Lei nº 13.415/2016?
Assinale a alternativa correta:
A) Classificar os gestores para
atuar nas escolas.
B) Definir a estrutura curricular
do Ensino Médio.
C) Contratar os ministros da
Educação do Brasil.
D) Demitir os professores da
Educação Infantil.
17 - As audiências públicas demarcaram o
processo de construção, tramitação e homologação da BNCC, representando o
interesse público na participação do processo de elaboração das políticas
públicas brasileiras.
As audiências públicas contribuíram no
processo de homologação da terceira versão do documento da BNCC com:
Assinale a alternativa correta:
A) Construção da quarta versão do
documento da BNCC para ser aprovado e homologado.
B) Contribuições em dinheiro ao
Ministério da Educação (MEC) para pagar os especialistas estrangeiros.
C) Implantação do documento da
BNCC nas escolas públicas e privadas de todo o território brasileiro.
D) Sugestões de melhorias à BNCC
com a finalidade de representar os interesses da Educação Básica.
18 - A participação da sociedade na
construção da BNCC consistiu em um relevante avanço na construção de políticas
educacionais para a educação brasileira, ao mesmo tempo, gerou inúmeros debates
no meio social sobre a real necessidade de uma base comum curricular para a
realidade brasileira.
Sobre as etapas de desenvolvimento da
metodologia participativa de elaboração da BNCC, analise as seguintes
sentenças:
I-A primeira etapa de construção da
BNCC publicou a versão preliminar da Base, nesse momento diversos professores
criticaram o documento, questionando a produção de um currículo comum para a
Educação Básica.
II-A publicação da segunda versão do
documento da BNCC e a realização dos seminários federais caracterizam a quarta
etapa de produção da Base.
III-A segunda etapa de elaboração da
BNCC é demarcada pelas consultas da opinião pública a respeito da primeira
versão do documento da Base.
IV-A terceira etapa de produção da BNCC
promoveu rodas de conversas locais para gestores, professores e estudantes
discutirem os objetivos da Base para a educação.
V-O encaminhamento da terceira versão
do documento da BNCC ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para aprovação e
homologação da Base define a quinta etapa de construção da BNCC.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão
corretas.
B) As sentenças I, V e II estão
corretas.
C) As sentenças II, III e IV estão
corretas.
D) As sentenças I, III e V estão
corretas.
19 - O Ensino Religioso na terceira versão
da BNCC é proposto para a Educação Básica como uma das fontes de conhecimento
para a construção de atitudes e valores que acolhem a diversidade humana no
espaço educativo e social e promovem os direitos humanos.
Sobre as objetivos indicados pela
terceira versão do documento da BNCC para o Ensino Religioso nos Anos Finais do
Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
( ) - Motivar a construção de
conhecimentos acerca do direito e do respeito à liberdade religiosa.
( ) - Incentivar as habilidades que
contribuam para a construção de diálogo entre as diversas religiões.
( ) - Favorecer as religiões
afro-brasileiras em detrimento às demais manifestações religiosas.
( ) - Praticar o catecismo religioso
nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa com a sequência
CORRETA:
A) F - V
- V - F.
B) V - V
- F - F.
C) V - V
- V - F.
D) F - F
- F - V.
20 - As orientações curriculares da BNCC
perpassam pelas diferentes esferas educativas para chegar nas escolas e
reformular as práticas didático-pedagógicas com o intuito de ampliar o acesso à
educação e elevar a qualidade do ensino na Educação Básica.
Sobre o processo de construção da BNCC
brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Brasil destaca-se no cenário
educativo mundial como o primeiro país a elaborar uma base comum curricular
para as escolas de Educação Básica.
( ) A construção da BNCC brasileira
perpassou por sete etapas de elaboração e reelaboração, constituiu-se em um
longo processo de produção.
( ) O Ministério da Educação (MEC)
contou com o apoio de diversas entidades privadas, professores e gestores, para
a produção do documento da BNCC.
( ) O Comitê Gestor da Base Nacional
Comum determinou as diretrizes que embasaram a produção e a revisão da primeira
versão do documento da Base.
Assinale a alternativa que apresenta a
sentença CORRETA:
A) V - V - V -
F.
B) F - F - V -
F.
C) V - F -
V - V.
D) F - V - F -
F.
GABARITO
01 - A) Estimular a participação da
criança em situações de comunicação oral por intermédio de diversas linguagens.
02 - A) II - I - III - IV.
03 – C) Desenvolver práticas
pedagógicas diversificadas, fortalecer as competências pedagógicas da equipe
docente, inserir as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem,
promover a gestão democrática.
04 - B) Educação Infantil e Ensino
Fundamental.
05 - A) A consulta da opinião
pública.
06 - D) No 1º ano do Ensino
Fundamental, de modo que as crianças deverão ter contato com as práticas de
letramento desde a Educação Infantil.
07 - B) O documento apresentava uma
organização heterogênea e artificialidade na classificação das áreas de
conhecimento.
08 - A) V - V - V - F.
09 - B) Recomendar a reformulação e a
orientação das propostas curriculares da Educação Infantil, do Ensino
Fundamental e Médio.
10 - A) V - V - V - V.
11 - B) V - F - V - F.
12 - D) Organizar os diversos conteúdos
educativos e as práticas pedagógicas.
13 – D) III
- II - I.
14 - C) V - V -
F - V.
15 - C) As afirmativas II e IV estão
corretas.
16 - B) Definir a estrutura curricular
do Ensino Médio.
17 - D) Sugestões de melhorias à BNCC
com a finalidade de representar os interesses da Educação Básica.
18 - D) As sentenças I, III e V estão
corretas.
19 - B) V - V - F - F.
20 – B) F - F - V - F.
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