ESTUDOS DIVERSOS - GABARITO #1

01 - Philippe Ariès (1981) foi um grande estudioso da infância e descreveu as crianças da Idade Média como “adultos em miniatura”, já que elas participavam de todas as atividades referentes ao mundo adulto com muita naturalidade e desenvoltura, pois não havia a ideia de infância e de uma educação específica para essa faixa etária, por isso, as crianças se vestiam como adultos e tinham hábitos de adultos. Em virtude dos princípios de grandes moralistas da época, a partir do século XVII apareceram algumas restrições em relação à educação das crianças, denotando a preocupação de preservar a moralidade infantil. Quais ações foram tomadas em relação ao reconhecimento da infância?

I - Surge uma farta literatura moral e pedagógica, que tinha por finalidade auxiliar pais e professores a educar suas crianças.

II – As crianças eram criadas pelas amas de leite e não desenvolviam vínculos afetivos com seus pais.

III - Se antes as crianças não possuíam limites e eram mimadas e paparicadas em suas gracinhas, a partir do século XVII passou-se a exigir autocontrole, reservas nas maneiras, na linguagem, etiqueta e moralidade.

IV - Os pais não mantêm vigilância constante e disciplina rigorosa,continuando com os mimos e gracinhas.

V - Antes os brinquedos eram fabricados em casa e imitavam os objetos do mundo adulto. Com o reconhecimento da infância, surgem as miniaturas industrializadas.

Assinale a alternativa correta:
A) As afirmativas III e V estão corretas.
B) As afirmativas I, II , III e V estão corretas.
C) As afirmativas I, II e III estão corretas.
D) As afirmativas I, III e V estão corretas.

02 - Identifique com V (verdadeiro) ou F (falso) alguns ordenamentos legais que constituem as políticas de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências que se constituem em recursos nos quais a escola pode contar para lidar com as situações de conflito no seu cotidiano.

( ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ LDB, (1996)

( ) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior

( ) Programa Nacional de Direitos Humanos/ PNDH-3, (2009)

( ) Plano Nacional de Direitos Humanos / PNEDH ( 2009)

( ) Constituição Federal (1988)

( ) PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola

Assinale a alternativa correta:
A) V, V, V, V, V, F.
B) V, F, V, V, V, F.
C) F, F, V, V, V, F.
D) V, F, F, V, V, F.

03 - O Conselho Tutelar é um órgão municipal, público, permanente e autônomo, não jurisdicional, de natureza administrativa, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, aplicando as medidas de proteção contra sua ameaça ou violação. Compõe-se de cinco membros, maiores de 21 anos de idade, eleitos pela comunidade local para um mandato de três anos, permitida uma reeleição. Considerando sua atuação, ainda são identificados vários fatores que impedem sua eficiência, entre eles podemos citar:

I - a falta de estrutura física; II - a ausência de capacitações e/ou qualidade dos treinamentos oferecidos;
III - as questões referentes à representação política dos conselheiros;
IV - a ausência das redes de proteção (o que impede o devido encaminhamento do caso);
V - acesso aos recursos financeiros.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente as afirmativas s II e III estão corretas.
B) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.

04 - As práticas avaliativas se constituem em uma das manifestações de violência mais produzidas pela escola: o fracasso escolar. No momento em que a criança/adolescente percebe que não consegue alcançar os padrões de aprendizagem estabelecidos pela escola, e repetidamente, vê seus esforços sendo inúteis, vai interiorizando uma autoimagem negativa, achando-se incapaz de atingir os objetivos propostos. Assinale os conceitos INCORRETOS em relação à superação dessa avaliação excludente.

A) A escola precisa repensar, replanejar e buscar novas parcerias para superar as incertezas, aprender com as possibilidades e significar os significados.

B) Todo educando aprende, embora em ritmos e tempos diferentes, com visões e entendimentos diversos, com desejos e planos distintos.

C) O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) demonstra que houve desenvolvimento na educação brasileira, denotando que não precisamos mais refletir nossa prática avaliativa, que alcançou padrões de excelência.

D) Compreender o conjunto complexo e articulado de variáveis econômicas, biológicas, socioculturais, pedagógicas e psicológicas que interagem na construção das práticas avaliativas.

05 - Muitas tentativas de mudanças já foram implantadas na avaliação escolar, porém, são insuficientes para garantir a adoção de práticas inovadoras. Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) para os fatores dificultadores quanto às mudanças em avaliação.


( ) Sistema social altamente seletivo.
( ) Flexibilidade no sistema avaliativo, permitindo que o professor ressalte os aspectos qualitativos sobre os quantitativo.
( ) Longa tradição pedagógica autoritária e reprodutora.
( ) Pressão familiar no sentido da conservação das práticas escolares.
( ) Formação acadêmica inadequada dos professores.
( ) Condições adequadas de trabalho.

06 - Qual documento foi aprovado em 10 de dezembro de 1948 pela ONU?
A) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
B) Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
C) Carta das Nações Unidas.
D) Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos.
Assinale a sequência correta:

A) F, V, V, V, V, V.
B) V, F, V, V, F, F.
C) V, F, F, V, V, F.
D) V, F, V, V, V, F.

07 - Como educadores, temos que ter conhecimento da realidade sociocultural da nossa clientela, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária, permitindo:

A) Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
B) Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos(as).
C) Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda as exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
D) Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.

08 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069 de 1990, trouxe muitos avanços e direitos às crianças e adolescentes. Assinale as afirmativas corretas em relação às mudanças conquistadas em relação à legislação anterior. 
I - Crianças e adolescentes passam a ser considerados cidadãos, com direitos pessoais e sociais garantidos, desafiando os governos municipais a implementarem políticas públicas especialmente dirigidas a esse segmento.
II - O Código de Menores se manteve inalterado na nova Lei.
III – O ECA desenvolve ações denominadas medidas protetivas, que buscam resgatar ou dar oportunidade de correção de trajetória de vida, bem como as ‘medidas socioeducativas’, de acordo com os quais o adolescente em conflito com a lei tem a possibilidade de reorganizar sua existência numa dinâmica prioritariamente educativa.
IV - O ECA estabelece o direito de toda criança brasileira à vida, à saúde, à alimentação, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
V – Os pais perderam a autoridade sobre os filhos com o ECA. Assinale a alternativa correta:
 
A) Somente as afirmativas III e IV estão corretas. 
B) Todas as afirmativas estão corretas. 
C) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
D) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

09 - Na trajetória recente da formação docente, surgem requisições inéditas; novas respostas profissionais são exigidas, tanto no campo investigativo quanto no da intervenção. Entre outras, abrem-se possibilidades no complexo campo da formulação, gestão e avaliação de políticas públicas, planos, programas e projetos sociais. Em face das atuais exigências de democratização da escola, o que cabe aos professores para que o planejamento não fique adstrito ao âmbito da gestão e do poder?
 
A) Processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, a fim de que a escola possa se configurar em um espaço de cidadania. 
B) Angariar recursos para, com as organizações não governamentais, viabilizar projetos. 
C) Elaborar pronunciamentos políticos e planos, afirmando intenções sociais na perspectiva das necessidades dos alunos (as). 
D) Executar projetos de lei e decretos governamentais, dando visibilidade às necessidades e interesses dos alunos (as).

10 - Segundo Milton Santos (1997), o indivíduo exerce sua________________________ quando tem a capacidade de entender o mundo, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. 

A) Justiça social. 
B) Participação. 
C) Cidadania. 
D) Gestão democrática.

11 - Alguns acontecimentos marcaram a história no reconhecimento da humanização e respeito à dignidade humana, contribuindo para a universalização da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre eles podemos citar: 

A) Os tratados internacionais. 
B) Os cortes constitucionais. 
C) O cristianismo, a luta da burguesia contra os senhores feudais, a Revolução Francesa e as Constituições Nacionais. 
D) A Declaração de Salamanca.

12 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos: 
A) Não se refere aos direitos culturais. 
B) Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos. 
C) Faz referência aos partidos políticos e seus direitos. 
D) Trata dos direitos de liberdade e igualdade.

13 - Para implantar uma Educação para os Direitos Humanos é necessária a elaboração de um saber docente sobre os direitos humanos, que se constitui em estabelecer: 
A) A relação entre organizar e dirigir situações de aprendizagens. 
B) A relação entre plano de ensino, plano de aula e plano de unidade. 
C) A relação entre o saber curricular , o saber pedagógico e o saber experiencial. 
D) A relação entre conhecimento factual e metacognitivo.

14 - Ao longo da história, vários enfoques sobre a avaliação da aprendizagem foram desenvolvidos, estabelecendo concepções que se mantêm até os dias atuais. Na década de 1960, por meio do espaço conquistado pela psicologia cognitiva, surge o modelo sistêmico, representado pela avaliação formativa. Estabeleça a relação entre os seus elementos.
 
(a) Avaliação diagnóstica
(b) Avaliação processual
(c) Avaliação somativa
 
( ) Entende-se que a avaliação é contínua, pois através dela se constata o que está sendo aprendido, adequa-se o processo de ensino e o desenvolvimento de alternativas didáticas, aperfeiçoando os procedimentos de ensino.
( ) Utiliza os resultados para a problematização, questionamento, reflexão e replanejamento do processo de ensino e aprendizagem.
( ) Prevê a elaboração do perfil da clientela para poder definir suas características, necessidades e anseios. Assinale a sequência correta:
 
A) b, c, a. 
B) a, c, b. 
C) b, a, c. 
D) c, a, b.

15 - Não podemos imaginar uma sociedade sem conflitos, pois eles surgem naturalmente nos relacionamentos humanos, já que resultam das diferenças próprias de cada um, dos seus desejos, valores e necessidades e, por vezes, eles são até necessários para provocar mudanças e melhorar a qualidade do convívio. Porém, não podemos confundi-los com: 
A) Agressividade, brandura, resistência, violação. 
B) Moderação, afabilidade, flexibilidade e coerção. 
C) Intolerância, resiliência, violação, compreensão. 
D) Violência, agressividade, força e coerção.

16 - O início do ano é a época de revisão e reelaboração do Projeto Político Pedagógico. Deve-se considerar que o projeto deve expressar tanto a cultura da organização e também ser uma oportunidade para a sua recriação e desenvolvimento, expressando os valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem. Considerando a Educação em Direitos Humanos, tal revisão deve considerar os seguintes princípios:
 
A) Definição dos instrumentos de avaliação que serão utilizados para medir o desempenho dos alunos.
B) Definição de ações que possam recriar a cultura da organização tradicional da escola, visando à intervenção e transformação da realidade, com base em princípios democráticos. 
C) Discussão dos problemas que afetam o cotidiano escolar, para que sejam solucionados pelos órgãos de gestão competentes. 
D) Discutir as funções de cada personagem dentro do contexto escolar, entendendo que as mesmas são rigidamente definidas pelo organograma da instituição, privilegiando as funções individuais às coletivas.

17 - Em relação às causas da violência doméstica, assinale V para Verdadeiro e F para Falso. 
I ( ) Fatores sociais, culturais, econômicos, psicológicos e miséria.
II ( ) Pais que entendem as crianças e adolescentes como objetos de sua propriedade e não como um sujeito de direito.
III ( ) Os pais que descontam o cansaço e os problemas pessoais nos filhos.
IV ( ) Pais que respeitam as fragilidades de seus filhos, tentam entendê-las e buscam soluções pacíficas para a resolução dos conflitos.
 
Assinale a alternativa correta:
 
A) V – V – F – F. 
B) F – V – V – F. 
C) V – F– F – V. 
D) V – V – V – F.

18 - O conceito de avaliação está relacionado com a postura filosófica e a tendência educacional adotada, além disso, a forma de avaliar reflete a atitude do professor, sua interação com a turma, seus princípios educacionais e pedagógicos. Assinale as alternativas corretas quando a avaliação estiver atrelada aos princípios de uma educação democrática e cidadã.
 
I. Investigação contínua do professor sobre as aprendizagens
II. Reflexão sobre a mediação pedagógica do professor
III. Classificação e aprovação/retenção dos estudantes
IV. Promoção da aprendizagem dos alunos 

A) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
B) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
C) As afirmativas I, III, IV estão corretas. 
D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

19 - Complete as sentenças: O Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) define que a educação básica deve incorporar o incentivo a estudos e pesquisas sobre as violações de ____________ no sistema de ensino (conflitos, violências e discriminações, dentre outros temas); e desenvolver ações fundamentadas em princípios de ____________para que se construa uma escola livre de preconceitos, violência, abuso sexual, intimidação e punição corporal, incluindo procedimentos para a resolução de _____________ e modos de lidar com a violência e perseguições/intimidações entre os estudantes. É na escola que se formam valores, atitudes e práticas de respeito aos direitos humanos e, neste contexto, a educação para ______________ é fundamental.

Assinale a alternativa CORRETA:
 
A) práticas participativas; reivindicação; normas; socialização. 
B) direitos humanos; normatização; deliberações; cultura patrimonialista. 
C) democracia participativa; gestão democrática; interesses sociais; crítica. 
D) direitos humanos; convivência; conflitos; diversidade.

20 - Complete as lacunas. A avaliação da aprendizagem poderá trazer indicativos significativos para que o professor também realize sua __________, auxiliando na reelaboração constante das suas aulas, pois um docente que não avalia constantemente a sua __________, num sentido indagativo e investigativo, corre o risco de se afastar de uma educação voltada para a efetivação dos _______________.
 
A) análise, conduta, resultados positivos. 
B) crítica, falha, índices estabelecidos pelo IDEB. 
C) autoavaliação, prática, direitos humanos. 
D) experiência, reflexão, resultados.












GABARITO


01 - D) As afirmativas I, III e V estão corretas.
02 - A alternativa correta é B) V, F, V, V, V, F.
03 - D) Todas as afirmativas estão corretas.
04 - A alternativa INCORRETA é C) O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) demonstra que houve desenvolvimento na educação brasileira, denotando que não precisamos mais refletir nossa prática avaliativa, que alcançou padrões de excelência.
05 - D) V, F, V, V, V, F.
06 - A) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
07 - B) Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos(as).
08 - a alternativa C é a correta, pois apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
09 - A) Processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, a fim de que a escola possa se configurar em um espaço de cidadania.
10 - A alternativa correta é C) Cidadania.
11 - C) O cristianismo, a luta da burguesia contra os senhores feudais, a Revolução Francesa e as Constituições Nacionais.
12 - D) Trata dos direitos de liberdade e igualdade.
13 - C) A relação entre o saber curricular, o saber pedagógico e o saber experiencial.
14 - A) b, c, a. 
15 - D) Violência, agressividade, força e coerção.
16 - B) Definição de ações que possam recriar a cultura da organização tradicional da escola, visando à intervenção e transformação da realidade, com base em princípios democráticos.
17 - D) V – V – V – F.
18 - A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
19 - D) direitos humanos; convivência; conflitos; diversidade.
20 - C) autoavaliação, prática, direitos humanos.

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