TESTE SEUS CONHECIMENTOS - CLASSIFICAÇÃO DE CADEIA CARBÔNICA

Classificação de Cadeias Carbônicas

Em suma, a classificação das cadeias carbônicas envolve considerar a presença ou ausência de anéis, ramificações, heteroátomos, ligações duplas ou triplas, e saber identificar cada conceito é fácil de entender. Uma cadeia de carbono é uma estrutura básica em química orgânica composta por átomos de carbono interconectados que formam a espinha dorsal das moléculas orgânicas. Essas cadeias podem ser classificadas de várias maneiras com base em suas propriedades estruturais. Neste texto, abordaremos as principais classificações das cadeias carbônicas, incluindo acíclicas, cíclicas, regulares, ramificadas, homogêneas, heterogêneas, saturadas e insaturadas, aromáticas e não aromáticas.

Uma cadeia acíclica (aberta), é aquela que não forma um loop fechado, ou seja, é linear ou ramificada, começando em um carbono e terminando em outro.

CADEIA ABERTA
    Uma cadeia cíclica (fechada), como o nome indica, é uma estrutura fechada que forma um ou mais anéis. Esses anéis podem ser simples ou ramificados, começando em um carbono e terminando no mesmo carbono.

CADEIA FECHADA

    Uma cadeia normal é uma cadeia que possui uma sequência linear de carbonos não ramificados. Sendo que apenas carbonos são levados em consideração, elementos diferentes de carbono (C, N, Cl, F...) não serão classificados como ramificação.

CADEIA NORMAL

Em contraste, as cadeias ramificadas têm um grupo de átomos de carbono saem da cadeia principal, resultando em uma estrutura ramificada.

CADEIA RAMIFICADA

 Uma cadeia homogênea é uma cadeia composta inteiramente de átomos de carbono. Mesmo que apareça elementos diferentes, ainda assim, se não for entre carbonos, a cadeia será classificada como homogênea.

CADEIA HOMOGÊNEA

Em contraste, as heterocadeias (Cadeia heterogêneas) contêm átomos de outros elementos, como nitrogênio, oxigênio ou calcogênios, além de átomos de carbono ENTRE carbonos.

CADEIA HETEROGÊNEA

Uma cadeia saturada é caracterizada por apenas ligações simples (ligações sigmas) entre os átomos de carbono. Atente-se para isso, APENAS ENTRE CARBONOS, se for fora da estrutura e com elemento diferente de carbono a sua classificação não muda. Esta ligação simples é "saturada" com átomos de hidrogênio.

CADEIA SATURADA

 Por outro lado, as cadeias insaturadas contêm ligações duplas ou triplas (são chamadas de ligações pi) ou anéis aromáticos, resultando em baixa saturação de hidrogênio, reforçando mais uma vez que deve ser ENTRE CARBONOS.

CADEIA INSATURADA

Cadeias aromáticas são anéis cíclicos, com seis carbonos em sua estrutura, conjugados com elétrons pi deslocalizados, ou seja uma ligação dupla seguida por uma ligação simples dentro do ciclo, totalizando três ligações pi no anel aromático. Este sistema aromático é muito estável e possui propriedades únicas. 

CADEIA AROMÁTICA


Por outro lado, as cadeias não aromáticas não possuem anéis conjugados e não possuem as mesmas propriedades aromáticas. Note que a estrutura parece a mesma de cima, porém não possui três ligações pi.

CADEIA NÃO-AROMÁTICA

    Com essa introdução, agora teste seus conhecimentos com o teste abaixo.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FENÔMENOS

EXERCÍCIOS DE FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS - COM GABARITO

Exercícios de Funções oxigenadas