EXERCÍCIOS SOBRE A ÁGUA - TRATAMENTO E MEIO AMBIENTE
01 - Associe as etapas do processo utilizado nas ETA’s (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.
1- Filtração
2- Floculação
3- Decantação
4- Filtros de carbono
5- Desinfecção
( ) adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde.
( ) a água é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira.
( ) a água fica parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.
( ) sulfato de alumínio é adicionado para que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.
( ) A água passa pelos filtros formados por camadas de areia, carbono e turfa.
02 - A água é um recurso natural indispensável para a manutenção da vida na Terra. Sobre esse elemento essencial é correto afirmar que:
A) A água é um recurso abundante e que qualquer tipo pode facilmente ser tratado para consumo.
B) A maior parte da água do planeta pode ser utilizada e, por isso, não há com o que se preocupar.
C) A água própria para o consumo é um recurso hídrico limitado.
D) A água doce está presente apenas em regiões superfícies do planeta, na forma de lagos, rios e geleiras.
03 - O ciclo da água é o mecanismo responsável por renovar a disponibilidade de água no planeta. Esse ciclo biogeoquímico consiste na transformação e circulação da água pela natureza através
A) apenas da chuva
B) das mudanças de estado físico
C) de reações químicas
D) da criação de novas moléculas de água na natureza
04 - Analise as sentenças a seguir sobre as funções da água.
I. Composição dos seres vivos
II. Irrigação de plantações
III. Regulação do clima
IV. Equilíbrio e conservação da biodiversidade
Estão corretas as afirmativas:
A) I e III
B) II e IV
C) I, II e III
D) Todas as alternativas
05 - Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
A) desenvolver processos de reutilização da água.
B) explorar leitos de água subterrânea.
C) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
D) captar águas pluviais.
E) importar água doce de outros estados.
06 - Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
A) reduzida área de solos agricultáveis.
B) ausência de reservas de águas subterrâneas.
C) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
D) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
E) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
07 - A água está presente em grande quantidade em nosso corpo e atua de diferentes formas em seu funcionamento. Uma das funções da água diz respeito ao controle de temperatura, que é conseguido graças à eliminação de uma substância rica em água chamada
A) saliva.
B) lágrima.
C) suor.
D) sangue.
E) sebo.
08 - As alternativas abaixo são compostas por alternativas e formas de preservação e redução do desperdício de água, EXCETO:
A) aproveitamento das águas das chuvas
B) diminuir o consumo de produtos que utilizam muita água em sua produção
C) não poluir os rios e cursos d’água
D) não destruir matas ciliares e de galeria
E) substituir hidrelétricas por termelétricas.
09 - A queima de combustíveis fósseis eleva as concentrações de SO2 e CO2 na atmosfera, que causam, respectivamente, os seguintes efeitos:
A) Efeito estufa e aumento da temperatura da atmosfera.
B) Chuva ácida e efeito estufa.
C) Degradação da camada de ozônio e efeito estufa.
D) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.
E) Chuva ácida e câncer de pele.
10 - Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais
A) Aumento na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas.
B) Aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e consequente aumento na quantidade de oxigênio.
C) Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.
D) Aumento no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton.
E) Diminuição da quantidade de alimento com consequente mortandade dos peixes, a longo prazo.
Gabarito
01 - 5, 1, 3, 2, 4.
02 - C
03 - B
04 - D
05 - A
06 - E
07 - C
08 - E
09 - B
10 - C
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